• Museu de Ciências da Vida

O Museu de Ciências da Vida (MCV), Programa de Extensão de Interesse institucional da PROEX, foi criado em 2008 no Dept. de Morfologia/CCS e idealizado para difundir e popularizar a ciência da vida em sua perspectiva mais ampla. Ao longo de sua história, em busca de seu público, o MCV já realizou 35 exposições itinerantes pela Grande Vitória, interior do Espírito Santo, e em outros estados do Brasil.

Buscando ações mais efetivas e duradoras, o MCV se instalou, de forma permanente em seu atual espaço em 2018 no Campus de Goiabeiras, cujo projeto expositivo resultou de uma ampla pesquisa, que entregou à sociedade capixaba mais do que um equipamento cultural-científico de padrão internacional, entregou um laboratório interdisciplinar e interprofissional que integra a extensão, a pesquisa e o ensino.

Sua proposta inovadora de espaço científico interativo, e aliada à revolucionária tecnologia da plastinação, tem permitido um protagonismo nacional importante da UFES na área de museus de anatomia e correlatos, realizando cursos, palestras e exposições em diversos eventos de sociedades científicas e instituições pelo Brasil e exterior.

Os dados obtidos até aqui e o caminho trilhado pelo MCV demonstram a solidez e a significância deste programa de extensão universitária enquanto instrumento de transformação social, que se dá através de um trabalho que tem como premissa básica a indissociabilidade da extensão, pesquisa e ensino, fundamento elementar da Universidade pública do Brasil.